fitness flexível dicas ajuda no objetivo de emagrecer com saúde com post diários sobre dietas, entretenimento alimentos saudáveis e etc..

Dieta de Atkins passo a passo cardápio completo

Dieta de Atkins passo a passo cardápio completo

A dieta de Atkins consiste em uma dieta marcada pelo baixo consumo de carboidratos. Ela foi desenvolvida e elaborada pelo médico norte-americano Robert Atkins, durante a década de 60.
Fundamentalmente, a dieta de Atkins destaca a redução dos carboidratos na alimentação. Diante disso, de acordo com o seu criador, o organismo humano altera o seu metabolismo, que passa a utilizar a gordura corporal como energia e não os carboidratos.
Esse processo recebe o nome de cetose e, durante o seu funcionamento, o organismo não possui a sensação de fome. Vale salientar que o médico Robert Atkins concebeu esse método ao analisar o hábito alimentar dos esquimós, que apresentam alta expectativa de vida, disposição para caçar e, tudo isso, baseados em cardápios desprovidos de alimentos que possuem carboidratos.
A meta da dieta de Atkins é proporcionar a perda de massa corporal por meio do consumo adequado de determinados alimentos.

Como funciona a dieta de Atkins

A dieta proposta pelo médico Robert Atkins é dividida em quatro fases. São elas:
– Fase da Indução: É marcada pela reduzida ingestão de carboidratos. Esta etapa leva duas semanas para ser finalizada e tem como intuito levar o organismo ao estado de cetose. Nessa fase o indivíduo deve consumir apenas 20 gramas de carboidratos por dia, tais como saladas verdes e vegetais. Além disso, o indivíduo deve ingerir 8 copos de água por dia. Por meio desse método, a proposta é perder de 2 a 5 quilos por semana.
Na fase da indução, o indivíduo deve consumir muita proteína, sendo assim, os alimentos recomendáveis são peixe, ovo, queijo, entre outros.
– Fase da PPC (Perda de Peso Continuada): Essa fase é marcada pelo retorno dos carboidratos, porém de forma gradual. O intuito dessa fase é manter a perda de peso, verificando o quanto o organismo do indivíduo pode consumir sem adquirir peso.
O ideal, nessa fase, é aumentar o nível de carboidratos em 25 gramas. Sendo assim, os alimentos recomendados são sementes, frutas dotadas de baixos carboidratos e vegetais. É também necessário ainda manter a ingestão de água para evitar a desidratação.
– Fase da Pré-manutenção: Nessa etapa é necessário aumentar 10 gramas na ingestão de carboidratos até o nível em que o indivíduo interrompe a perda e o ganho de peso. Sendo assim, a pessoa pode continuar a ver quais são os alimentos ideais para manter esse equilíbrio.
Nessa fase, os alimentos dotados de carboidratos que antes foram abandonados podem ser consumidos novamente uma vez por semana.
– Fase da Manutenção: É a quarta e a última etapa da dieta de Atkins. Nessa fase, o indivíduo mantém os hábitos alimentares efetuados nas fases anteriores, com o intuito de manter o peso.

Vantagens da dieta de Atkins

Os benefícios dessa dieta residem no fato de que ela é simples, uma vez que ela é baseada na restrição de carboidratos. Além disso, é uma dieta personalizada, já que a pessoa acompanha o processo de emagrecimento do seu corpo analisando quais são os alimentos propícios para tal fim.
Apesar da fase de indução parecer sacrificante, as fases posteriores permitem um melhor controle e os resultados já são evidentes.
No entanto, assim como qualquer outra dieta, ela deve ser seguida também por exercícios físicos. Além disso, o acompanhamento de um nutricionista é também pertinente para evitar possíveis erros na execução da dieta.
Dieta que esta mudando vidas clique e veja: dieta 21 dias
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário